sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Futebol: torcida, opinião, e bom senso

Com o campeonato na reta final, a disputa continua árdua no topo e zona de rebaixamento.

Independente da torcida de cada um pelo seu time, algumas tendências podem ser claramente identificadas. Na briga pelo título três times estão em melhores condições de almejar a taça: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. O tricolor continua na frente, com 52 pontos, maior número de vitórias e saldo de gols. Entretanto vem colecionando maus resultados nos últimos jogos em função de apresentações medíocres.

Com o time do Corinthians não tem sido diferente. Diante os insucessos do líder, a equipe paulistana também fracassou, e perdeu a chance de assumir a ponta da tabela.

Quem vem correndo por fora, e mantendo boa regularidade, é o Cruzeiro. Hoje ocupa a 2ª colocação, e fará no próximo confronto (em Uberlândia) um jogo decisivo contra o Fluminense. Este resultado pode ser determinante nesta fase do campeonato.

Há que se considerar também os adversários de cada um nas rodadas seguintes. Enquanto o Flu pega a Raposa, depois Botafogo, Atlético-PR e Gremio - todos ainda com esperança de arrumar uma vaga na Libertadores, o Cruzeiro vai enfrentar o Prudente depois dos jogos contra o Flu, Gremio e Atlético-MG. E o Corinthians joga com o Guarani, Flamengo, Palmeiras e Avaí (além da partida adiada contra o Vasco). Ou seja, tem adversários fracos - parece o caminho mais fácil entre os 3 candidatos a campeão. Sem falar na "ajuda" que a CBF vem dando ao time do presidente: estádio, agrados, e a simpatia da arbitragem...

Na parte de baixo, fica difícil crer que Flamengo ou Galo vão mesmo cair. Ambos têm tradição, e, com técnicos novos - Luxemburgo e Dorival Junior, podem reagir nas rodadas finais. Os rebaixados devem ficar entre Prudente, Goiás, Atlético-GO, Avaí, Vitória... embora Guarani e Ceará também possam entrar nesse bolo do sufoco.

Enfim... cada um na sua torcida, expressando sua opinião, mas sem nunca desprezar o bom senso. Que vença o melhor... e que caiam para a série B os que merecerem!

Nenhum comentário: