quinta-feira, 29 de julho de 2010

Momentos de decisão no futebol

Estão acontecendo simultaneamente as finais da Copa do Brasil e as semi-finais da Taça Libertadores. Ontem tivemos dois jogos envolvendo times brasileiros, no mesmo horário, e ficamos até em dúvida sobre o que assistir. Bom para quem tem TV com PIP e pôde ver tudo em tempo real.

Libertadores


O Internacional conseguiu uma vitória apertada em Porto Alegre, fazendo uso do seu mando de campo. O placar de 1x0 (gol de Giuliano) não deixa de ser uma vantagem para a partida de volta no Morumbi.


Mas também é possível esperar uma reação pelo tricolor paulista, que precisa apenas de um gol para levar a disputa para os penaltis. O vencedor deste confronto de 180 minutos vai enfrentar Universidade do Chile ou Chivas de Guadalajara, que empataram na véspera o primeiro jogo no estádio Azteca, na cidade do México.

Copa do Brasil

Confesso que dei preferência por assistir este jogo. Além de ser uma "final" (neste modelo de dois jogos, podemos considerar que foi apenas o primeiro tempo), contava com os meninos do Santos, a base da nova seleção brasileira. Eram 4 convocados em campo: Ganso, Neymar, André e Robinho. Se juntarmos Wesley e Arouca, que também fizeram por merecer uma convocação, é mais do que a metade de um time.

Acompanhei o jogo com grande expectativa, para ver como se comportariam os garotos. Talvez não seja o caso de avaliar suas atuações pontualmente, mas, de fato, o André participou pouco, o Robinho continua se achando mais estrela do que é (lamenta cada gol perdido como se fosse uma fatalidade...), o Ganso buscou armar a maioria das jogadas da equipe, e o Neymar...

Bom, este merece um capítulo à parte; o jovem atleta tem mesmo um diferencial. Dele podemos sempre esperar algo diferente, o inusitado, um toque de genialidade... mas acima de tudo, que não abandone a responsabilidade e o comprometimento ( o Dunga deve estar rindo de tudo isso) com o resto do time e seus objetivos.


O jogo terminou 2x0, mas o Peixe poderia ter goleado, e dado um enorme passo rumo ao título. Fez um gol logo no início (em uma peitada intencional do Neymar) produziu diversas jogadas de efeito, chegou várias vezes na "cara do gol", mas desperdiçou muitas chances. Chances estas que podem fazer falta no confronto de volta contra o Vitória, no Barradão. O lance do penalti perdido ilustra bem isso. Uma mistura de desleixo com autoconfiança em excesso, de molecagem com irreverência, e menosprezo pelo goleiro adversário (Lee, o reserva, de pouca idade).


Mas este inexperiente Lee, além de possuir qualidades, não é bobo... ficou esperando por alguma "gracinha", e, estático, fez a defesa do chute ridículo desferido pelo atacante santista. Por sorte, Marquinhos, que substituiu Ganso no 2º tempo, entrou sério, querendo mostrar serviço, e marcou o outro gol (de falta) que sacramentou a vitória do Santos.

De quem será a culpa se o time baiano reverter a vantagem de 2 gols no próximo jogo? Culpa é uma palavra forte quando estamos falando de um esporte coletivo. Mas alguém pode ser responsabilizado caso o imponderável aconteça? Por se tratar de uma equipe, tanto os méritos quanto as possíveis consequências desastrosas devem ser creditadas a todo o time (incluindo seu treinador).

E logo depois que terminar a disputa, o Robinho pega seu avião de volta para a Inglaterra... assim como muitos novatos da seleção também devem aceitar propostas milionárias que os façam migrar para outro continente. Mas assim é a vida... e o esporte é um reflexo disso. O que não deveriam era deixar, neste momento, que os iminentes contratos de elevadas cifras ocupem muito espaço na cabeça deles. É preciso foco nas prioridades. E a conquista de um título inédito deveria estar em primeiro lugar.

Felizmente na semana que vem os jogos serão em dias diferentes: a final da Copa vai ser na quarta-feira, e o outro confronto da Libertadores só na quinta. Bom para quem gosta de presenciar boas disputas e espetáculos de futebol. É o que esperamos...

Nenhum comentário: